A deputada estadual Any Ortiz se manifestou nas redes sociais contrária ao pagamento da pensão ao ex-governador Eduardo Leite. No último dia 15 se tornou pública a informação de que o ex-governador estava recebendo valores por ter ocupado o poder Executivo.
De acordo com a deputada Any Ortiz, o entendimento da Procuradoria Geral do Estado foi equivocado e não poderia sustentar o pagamento do benefício, já que pela lei usada para fazer os repasses, o ex-governador teria que concluir o mandato, o que não aconteceu, e na época em que a lei foi alterada ele possuía uma expectativa de direito e não um direito adquirido.
“Enfrentamos todo tipo de resistência dentro da Assembleia Legislativa para encerrar o pagamento vitalício aos ex-governadores e beneficiários em 2015. Foi um grande avanço, e, desde aquela data, os futuros ex-governadores não receberiam mais de forma vitalícia. Depois, em 2021 foi revogada a lei retirando a possibilidade de pagar os valores a qualquer pessoa que ainda recebia”, disse Any.
A deputada do Cidadania também destacou a mobilização da sociedade gaúcha contra o pagamento do que chama de privilégio e celebrou o apoio que recebeu a sua bandeira, que faz parte da trajetória dela desde o início do mandato na Assembleia Legislativa.
“Precisamos terminar com estes privilégios que drenam os recursos públicos, criam ilhas de servidores especiais enquanto os serviços são ineficientes ou precários. É importante reafirmar que sou contra o pagamento para qualquer ex-governador e essa tem sido uma luta constante”, declarou Any Ortiz.